Respiração Consciente um mergulho que faz emergir.

 

Você já parou para pensar sobre respiração? Já pesquisou ou já parou para sentir o que acontece quando você respira?

Esta função corporal aparentemente simples e tão constante, que nos acompanha do momento em que nascemos até o fim das nossas vidas é responsável pela obtenção da principal fonte de energia para nosso corpo e pela eliminação de 70% das substâncias desnecessárias ao nosso organismo. Das funções orgânicas vitais, é a única que obedece a impulsos involuntários e que ao mesmo tempo pode ser controlada. Ela responde imediatamente às nossas flutuações emocionais.

 

Nossa maneira de respirar é condicionada pelos eventos que permeiam nossa vida e pela forma como lidamos com eles. Estresse, medo, alegria, coragem, ansiedade… a todo momento emoções que manifestamos alteram nossa respiração e vão se configurando em memórias de padrões respiratórios que, repetidos e incorporados, influenciam diretamente nossas experiências sem que tomemos consciência disso. A maioria das pessoas respira pouco e mal, não percebe a relação entre a respiração, seu estado de espírito e sua saúde e pouco sente os movimentos respiratórios que a acompanham diariamente.

 

Renascimento – ou Rebirthing – é uma prática de respiração meditativa e terapêutica que trabalha o reconhecimento e a desconstrução desses padrões respiratórios, liberando bloqueios para o livre fluxo da energia vital. Através de uma respiração relaxada, consciente e conectada (sem intervalos entre a inspiração e a expiração), acessamos estados de consciência expandida nos quais a influência da racionalidade é atenuada, abrindo espaço para a manifestação do potencial de auto-cura que reside em cada ser humano. Estas técnica são capazes de quebrar os padrões comportamentais antigos, até então estabelecidos e sustentados por um baixo fluxo de energia vital, abrindo espaço para uma vida de qualidade, com um patamar mais elevado de consciência, bem-estar e plenitude.

Como expressar o nosso fluxo natural de amor se lembranças inconscientes de situações traumáticas, tensões e estresse do dia-a-dia, consomem boa parte da nossa energia? Não seria bom se pudéssemos nos apropriar de todo o nosso potencial sagrado, que em algum momento de nossa vida, até no próprio nascimento, sofreu interferências ou foi bloqueado?

Muitos de nós vivemos para fora, com a mente revivendo o passado e preocupada com o futuro.

Com a Respiração Circular Conectada, atingimos a dimensão do não-tempo, do presente, onde nos deparamos com a beleza de descobrir toda a presença da nossa alma.

A medida que vamos respirando de forma conectada, aumentando nossa energia corporal, temos a possibilidade de liberar e dissolver medos, tristezas, angústias, mágoas, limitações e ansiedades, sensações que talvez nunca tenham emergido à consciência.

Com menos bloqueios, os sentidos se expandem e é possível enxergar além da visão limitada de um dia-a-dia robótico. O resultado? Um enorme bem estar e uma incrível conexão com a nossa própria essência.

A terapêutica age como um profundo processo de limpeza e cura mental, física, emocional e espiritual.

 

Quais os benefícios?

 

·      Superação de traumas e bloqueios emocionais

 

·      Capacidade de desenvolver pensamentos criativos e saudáveis

 

·      Resgate da autoestima, da alegria de viver, determinação e força de vontade para a tomada de decisões

 

·      Aumento da energia corporal e regularização das funções orgânicas

 

·      Transformação de padrões comportamentais limitantes.

 

Wilhelm Reich (fundador das psicoterapias corporais no ocidente) apontou o papel fundamental da respiração em todos os fenômenos da repressão de desejos e emoções, mostrando que todas as repressões estão ligadas, em sua base, a uma repressão da respiração. Neste trabalho há um aprofundamento da respiração e da consciência, o que permite profunda liberação emocional.

O Renascimento é uma técnica terapêutica de respiração consciente criada por Leonard Orr, que aponta uma boa razão para não discorrer muito sobre ela: Nada poderia ser suficientemente bom para descrever renascimento, sendo todas as "palavras insuficientes e inúteis" mediante a "experiência biológica de Deus", quando espírito e matéria se fundem numa vivência da unidade do ser, no nível fisiológico. O renascimento funde a inspiração e a expiração, criando uma ponte entre as dimensões física e espiritual que, por sua vez, une o corpo humano à energia de vida pré-natal, da qual originou-se o corpo.

Orr considera o renascimento um "presente espiritual" e, ao mesmo tempo, uma ciência às vezes chamada de intuitiva, para receber energia, sabedoria e amor divino. Quando a energia espiritual é aplicada a uma mente condicionada ao medo e à dor, entre outras coisas, o condicionamento é desmascarado, podendo a pessoa se desvencilhar dele e, conseqüentemente, da miséria humana.

Para Gaiarsa o renascimento funciona como um estímulo para os desejos e emoções inconscientes, evidenciando, ao mesmo tempo, os modos como a pessoa luta contra esses desejos, seus esforços para conter-se, reprimir-se. Desta forma, ficam ativados os conflitos entre as forças internas. Ele até dispõe de uma explicação bioquímica para o fenômeno, afirmando que a hiperventilação acarreta "vaso constrição cerebral e certo grau de hipoxia cortical, o que reduz a força de nossas inibições adquiridas ou impostas pela educação e pela socialização. Mas os centros mais primitivos do cérebro continuam a funcionar, por serem bem menos sensíveis, ou por resistirem mais tempo à falta de oxigênio do que o córtex" - de um lado reduz nossos controles pedagógicos e condicionamentos sociais (o "adulto" dentro de nós); de outro, dá forças à nossa criança, o nosso lado primitivo ou animal

"Se você puder se tornar um mestre da sua respiração, você se tornará um mestre das suas emoções." Osho

As sessões em grupos são realizadas com até 10 participantes, tendo duração de 1:30 horas, assim como as sessões individuais.
Inscrições pelo e-mail: renascimento@christianzecchinelli.com
Valor por sessão em grupo: R$ 100,00 
Valor da sessão individual: R$ 200,00